top of page
Solicite mais informações

A sua mensagem foi enviada com sucesso!

Enquadramento Geral

​

Bernard Lonergan, como escreveu a revista Newsweek, “(…) propôs-se fazer no século XX, com a ousadia de um génio, o que nem S. Tomás de Aquino poderia ter feito no século XIII: fornecer uma compreensão da compreensão que esclarece as linhas gerais de todo o conhecimento e revela um modelo para desenvolvimento futuro".

Nascido no Canadá em 1904, Lonergan foi professor em Montreal, Toronto, Harvard, Roma e Boston. Confrontado com a crise da modernidade no século XX, considerou a exigência de uma reformulação profunda de “métodos”. Esta reformulação tornou-se a tarefa da sua vida ao investigar a inteligência como fonte de todos os tipos de conhecimento: filosóficos, científicos, teológicos e de senso comum. O seu livro mais conhecido, Insight: Um Estudo do Conhecimento Humano, que foi editado em língua portuguesa pelo CEFi-UCP em 2011. 

Iniciado no Centro de Estudos GEPOLIS da Universidade Católica Portuguesa em 2001 e depois integrado no Centro de Estudos de Filosofia (CEFi) da mesma instituição, na linha de investigação orientada pelo Prof. Mendo Henriques, o «Projeto Bernard Lonergan» tem-se centrado no estudo de questões de Filosofia e Éticas contemporâneas, quer numa perspetiva teórica quer aplicada. Este «Projeto», que envolve desde a sua génese investigadores portugueses, brasileiros e africanos, tem-se dedicado ao estudo da receção do pensamento e obra de Bernard Lonergan no universo da cultura e da língua Portuguesa, promovendo a tradução e publicação dos seus livros, de monografias congéneres e artigos científicos nos domínios da Ética, da Economia, do Conhecimento e da Consciência, da Hermenêutica e da Ontologia. 
O interesse e a adesão em torno da divulgação e aprofundamento da obra de Bernard Lonergan amplificaram temáticas e atividades de investigação e partilha que assumiram a forma de Colóquios com bastante participação. Alargado que está à comunidade académica e científica, o «Projeto Lonergan» integra agora a formação creditada de professores de vários níveis de ensino, bem como  para quadros de empresas e instituições culturais de impacto social.  
Os colóquios realizados sob a égide do pensamento lonerganiano têm colocado em evidência a formulação de questões no âmbito epistemológico e metodológico, bem como um enfoque sobre o conceito de reconhecimento, valorizado contemporaneamente por muitos pensadores dialógicos como Rozenzweig, Buber, Frankl e Lévinas.
A adesão por parte de investigadores, professores e alunos, traduziu um interesse e uma preocupação em torno da(s) Crise(s) Contemporânea(s) e civilizacionais que se configuram como crises de sentido que urge investigar, explanar, integrar e ultrapassar. 

​

Proposta Geral para o biénio 2017-2018

​

Aplicar a filosofia de Bernard Lonergan nas dimensões pedagógico sociais, por via das suas antecipações visionárias e dos seus diagnósticos acerca da pedagogia moderna e pós moderna, como nos prognósticos em torno das possibilidades de uma Filosofia da Consciência cujas referências exigem atualizações significativas e prementes num presente cismático e aparentemente catastrófico.
Abordar a restruturação feita por Lonergan ao modelo de Psicologia Infantil de Piaget. Estudar os modelos de relações mutuárias, a saber: estrutural, desenvolvimental, dialético e terapêutico. Dado que a ação pedagógica ocorre em contexto de relações humanas, iremos considerar a hipótese da construção de uma ‘nova’ Pedagogia Social.
Abordar a metodologia lonerganiana sobre a aprendizagem em comunidade (capítulo 6 do Insigth), tendo em conta a necessidade da sujeição da dialética ao reconhecimento do/pelo outro.
Alargar o entendimento do que significa o sujeito humano e o sujeito pedagógico, em particular, com a integração de uma inteligência ou razão pedagógica social. Repensar uma Pedagogia da atenção, da escuta atenta e disponível de si do outro, da investigação e da prática de uma inteligência integrada, inteira e una, isto é, não amputada
da dimensão afetiva. Esta 'Pedagogia’ configura a urgência de uma pedagogia do reconhecimento que só poderá ganhar ação sustentada se inserida numa Ética da Responsabilidade.
Abordar um novo humanismo, fundado na disponibilidade e abertura do humano e no qual se poderá projetar um caminho pedagógico através da conversão intelectual, moral e espiritual que pressupõe a auto-transcendência da pessoa e a abertura ao transcendente em si mesmo.

​

Objetivos Pragmáticos


1. Consolidar e fortalecer o trabalho de equipa e atrair a esta temática novos investigadores, incluindo alunos de licenciatura, mestrandos e doutorandos;
2. Reforçar a coesão e cooperação com outros Grupos de Investigação do CEFI e Grupos de Investigação de outras instituições do ensino superior nacionais e internacionais, em particular nas áreas da Filosofia Social, Filosofia Política e Pedagogia Social, como também abrir-se à possibilidade de interação com outras áreas de saber;
3. Investir na colaboração com personalidades, instituições e organizações tanto académicas como não académicas que possam contribuir de forma significativa para alcançar os objetivos da investigação, bem como da sua divulgação;
4. Organizar e participar em encontros científicos e outros fóruns de debate de problemáticas éticas, pedagógicas ou afins;
5. Promover o uso de recursos e plataformas de comunicação, proporcionadas pelo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação, para a disseminação dos seus debates e resultados;
6. Encorajar a produção de dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento sobre os temas abordados ou a abordar no seio do projeto;
7. Procurar os meios necessários para investigação, publicação e difusão das investigações e trabalhos realizados;
8. Promover a realização e dinamização periódica e frequente de cursos e seminários permanentes no âmbito da temática do projeto;
9. Promover a formação acreditada de professores no âmbito das temáticas do projeto, em particular nas componentes cientifico-pedagógicas.

​

Atentamente,
A Coordenação do «Projeto Bernard Lonergan» 

​

Os diversos colóquios realizados sob a égide do pensamento lonerganiano têm não só colocado em evidência inúmeras problemáticas históricas, mas formulado novas questões no âmbito epistemológico e metodológico e realçado um enfoque sobre o conceito de reconhecimento, tal como foi valorizado por muitos pensadores humanistas.

A grande adesão por parte de investigadores, professores e alunos, tanto dentro, como fora do contexto específico da Universidade, traduziu um interesse e uma preocupação de cariz existencial, comunitário, cívico e até profissional em torno da(s) Crise(s) Contemporânea(s) e civilizacionais que se configuram como crises de sentido que urge investigar, explanar, integrar e ultrapassar.

Os  seminários de investigação do «Projeto Bernard Lonergan têm por objetivos dar continuidade à divulgação, investigação e aprofundamento do pensamento e obra de Bernard Lonergan em Portugal, nomeadamente nas suas vertentes pedagógicas, éticas e económicas. A recente crise económica pôs em evidência a relação que pode existir entre uma crise de valores e os problemas económicos e suscitou reflexões acerca do modo como esta problemática poderá ser entendida também num contexto mais amplo de uma crise de conhecimento e, sobretudo, de uma atitude social e política face ao ‘conhecimento’. Interessa, pois, revisitar criticamente toda esta problemática e delinear uma estratégia cognitiva e pedagógica com vista à construção em comunidade de investigação de novos paradigmas que terão de ser não apenas económicos e políticos, como sociais, cognitivos e, em último caso, espirituais.

 

Uma vez que o interesse e a adesão em torno da divulgação e aprofundamento da obra e pensamento de Bernard Lonergan se tem vindo a alargar, quer por via da investigação realizada, quer pela amplificação das suas temáticas, cujas evidências nos deram conta os vários Colóquios e Seminários até então realizados, a coordenação do «Projeto Bernard Lonergan» decidiu-se pela integração de Cursos acreditados no seu plano de atividades para o biénio 2017-2018.

O principal objectivo da integração de cursos no «Projeto Lonergan» passa por alargar ainda mais a participação a toda a comunidade académica, científica e empresarial, disponibilizando, assim, a professores de vários níveis de ensino, a empresas e instituições culturais de impacto social e ao público em geral, uma possibilidade formativa adequada ao tempos atuais, centrada no domínio de uma Ética Aplicada que abre horizontes de investigação nas áreas da Educação, da Filosofia Social e Política.

LONERGAN, Bernard (1967), A Second Collection, ed. William F. J. Ryan e Bernard J. Tyrell, Philadelphia: Westminter Press.

​

- (1985), A Third Collection, Nova Iorque: Paulist Press.

​

- (1967), Collection, Ed. Frederick E. Crowe e Robert M. Doran, Collected Works IV, Toronto: University of Toronto Press.

​

- (1992), Insight: A Study in Human Understanding, Collected Works III, Toronto: University of Toronto Press.

​

- (2010), Insight. Um estudo do conhecimento humano, trad. Mendo Henriques e Artur Mourão, São Paulo: É Realizações.

​

- (1990), Method in Theology, Toronto: University of Toronto Press.

- (2010), Método em Teologia, trad. Hugo Langone, São Paulo: É Realizações.

​

- (2002), «The Lonergan Reader», em Elizabeth A. Morelli e Mark D. Morelli [coordenação] Lonergan Studies, Toronto: University of Toronto Press.

​

- (1993 e 2000 [reimpressão]), Topics in Education, Collected Works X, Toronto: University of Toronto Press.

 

FREIRE, Paulo (2011), Educação como Prática da Liberdade, 14ª Edição, São Paulo: Editora Terra e Paz.


- (2011), Pedagogia da Autonomia, 14ª Edição, São Paulo: Editora Terra e Paz.


- (1987), Pedagogia do Oprimido, São Paulo: Editora Terra e Paz. 

Henriques, Mendo Castro (2011), Bernard Lonergan e o Insight, São Paulo: Editora É Realizações.

​

Henriques, Mendo Castro (2010), Bernard LONERGAN: UMA FILOSOFIA PARA O SECULO XXI, São Paulo: Editora É Realizações.

​

​

bottom of page